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O que é metodologia?

De fato, para um projeto ser um sucesso, todos os marcos envolvidos devem ser claramente entendidos, o porquê do projeto estar sendo executado, que produto é esperado, quem é o responsável por cada tarefa, como a comunicação no projeto será realizada, quando as etapas serão cumpridas e, o mais importante, que regras governam o processo como um todo.

Um fator chave para prover esta estrutura para o projeto é a metodologia utilizada para estabelecer guias e atividades de controle do projeto durante todo o ciclo de vida. Usando uma metodologia aprovada, a equipe do projeto pode melhorar significativamente a comunicação, o planejamento e as realizações desde a etapa inicial, passando por todas as fases até o encerramento do projeto.

Uma metodologia é definida como uma abordagem detalhada, contendo o passo-a-passo das linhas gerais para desenvolver, melhorar ou repor sistemas de trabalho. Metodologias especificam tarefas, técnicas, e produtos necessários para o sucesso absoluto do projeto.

Uma vez que a metodologia tenha sido estabelecida, ela deverá ser bem documentada e totalmente analisada pelos membros da equipe, pois o entendimento minucioso dos componentes e a aplicabilidade da metodologia por parte dos mesmos é requisito fundamental para o sucesso do projeto.

Planejar e guiar um projeto utilizando uma metodologia bem desenhada e cheia de detalhes, disponibilizada para gerentes de projeto e recursos técnicos treinados, aumenta muito a probabilidade dos requisitos do projeto estarem prontos no prazo e dentro do orçamento.

A MDS/ANCINE

A ANCINE padronizou as melhores práticas testadas e aprovadas por sua experiência, em uma solução de metodologia de serviços chamada MDS/ANCINE. A MDS/ANCINE proporciona uma abordagem formal, mas flexível, à formulação, implementação e manutenção dos sistemas de informação direcionados pelas necessidades (do negócio) dos clientes internos.

Objetivos da MDS/ANCINE

  • Melhorar a qualidade de software
  • Aumentar a produtividade no desenvolvimento, operação e manutenção de software
  • Permitir ao profissional controle sobre o desenvolvimento dentro de custos, prazos e níveis de qualidade desejados
  • Permitir ao profissional estimar custos e prazos com maior precisão
  • Rastrear os serviços prestados aos usuários